Instituto Pensar - Covid-19: Governo ignorou recomendação da Anvisa sobre testes de viajantes

Covid-19: Governo ignorou recomendação da Anvisa sobre testes de viajantes

por: Nathalia Bignon


(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O governo Jair Bolsonaro decidiu ignorar uma recomendação, publicada em nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sobre medidas de controle a serem adotadas para a entrada de pessoas que chegam ao Brasil por aeroportos. A informação foi divulgada pelo jornalista Gerson Camarotti, no G1, nesta terça-feira (15).

Na nota, a Anvisa sugeriu, entre vários outros pontos, que o passageiro só embarcasse para o Brasil mediante a apresentação de um documento que comprovasse o resultado negativo do teste de coronavírus.

Leia tambémPaíses começam a permitir entrada de brasileiros em meio à pandemia

Nota Técnica 238/2020 propôs: "Apresentação, antes do embarque, de documento comprobatório de realização de teste laboratorial (RT-PCR), para rastreio de infecção por SARS-CoV-2, com resultado negativo/não reagente, realizado com 72 horas anteriores ao momento do embarque.?

Ao publicar a Portaria 615/2020, que trata da restrição para estrangeiros entrarem no Brasil, o governo, no entanto, ignorou a recomendação.

Medidas sanitárias da Anvisa ignoradas

Outra recomendação ignorada pelo governo foi a declaração de saúde do viajante, no qual ele deveria informar ter concordância com as medidas sanitárias que devem ser cumpridas no período em que estiver no Brasil.

A nota técnica da Anvisa ressaltou que somente Brasil e México não adotam restrições desse tipo para a entrada de viajantes de outros países. A nota sugeriu ainda que fossem analisados outros dois pontos: necessidade de isolamento e exigência de seguro-saúde dos viajantes.

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou o aumento do número de casos e internações por Covid-19 em vários estados que vem sendo registrado desde o início de novembro.

Os pesquisadores alertam que a possibilidade de colapso do atendimento aos novos casos é real e poderá acontecer nas próximas semanas, agravada pela chegada das festas de fim de ano e das férias. "A circulação das pessoas no período de festas de fim de ano e férias deve acelerar a disseminação do vírus, que já circula com bastante velocidade e volta a ocupar os leitos hospitalares. A movimentação das pessoas tende a aumentar a necessidade de atendimento por outros agravos de saúde como os acidentes de trânsito, por exemplo?, diz a instituição.

Com informações do G1 e Agência Brasil



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: